História e clima

 

Previsão meteorológica - Fuseta

Find more about Weather in Olhao, PO

     |      Copyright © 2013 Casa da Amoreira

 

História

O Algarve, onde se localiza a Casa da Amoreira, é a província mais a Sul de Portugal e foi a última a ser recuperada dos mouros no séc. XIII. A partir dessa data, os reis de Portugal passaram a integrar no seu título “Rei de Portugal e dos Algarves”.

As marcas deixadas pelos mouros são muito acentuadas no Algarve, derivando este nome do árabe “AL-Gharb”, que significa “Ocidente”. Estes vestígios evidenciam-se não só nas palavras que começam por “Al”, mas também na arquitectura, em castelos e ruínas. A este respeito vale a pena destacar as cidades de Faro e Silves, onde essas marcas são mais evidentes. Esta ultima foi sede de um “Taifa”, principado muçulmano independente, emirato ou pequeno reino árabe.

 

Clima

O clima do Algarve é o mais ameno de Portugal e as temperaturas proporcionam uns invernos curtos e amenos e uns verões que convidam à praia e à prática de actividades ao ar livre.

Com temperaturas médias no Inverno entre os 11°C e os 15°C, dias longos de sol e baixa pluviosidade, o clima é perfeito para a prática de golf.

No Verão, as temperaturas médias variam entre os 18°C e os 31°C, convidando à praia e ao lazer, e a temperatura média da água do mar varia entre os 21°C e os 23°C.